Entenda músculos e ossos

Músculos: são responsáveis pela locomoção, movimento e estabilidade do nosso corpo. As proteínas são nutrientes que apresentam funções de construção, manutenção e reparação dos tecidos do organismo, tendo um papel importante na saúde muscular.

Ossos: são responsáveis pela estrutura do corpo, além de ser um importante reservatório de minerais. Vale destacar a importância do cálcio e da vitamina D como nutrientes essenciais para a saúde óssea.

A partir dos 40 anos de idade o organismo passa por alterações fisiológicas e nutricionais que se manifestam com redução progressiva de músculo e osso, além do acúmulo de gordura.

Nas mulheres, a perda de massa muscular e óssea torna-se ainda mais significativa quando a menopausa tem início.

A perda de músculo é estimada em cerca de 8% por década até os 70 anos enquanto que a perda óssea é relacionada à mulher de forma mais significativa quando a menopausa tem início (em que as menores taxas de estrógeno levam a mudanças nas células ósseas, com aumento da atividade daquelas envolvidas nos processos de reabsorção) e ao envelhecimento (em que há diminuição no número de células que contribuem para a formação óssea).

Por isso, a intervenção dietética por meio de suplementos contendo maior quantidade de proteínas, cálcio e vitamina D, associada à prática de atividade física regular, devem ser consideradas.

Por que devo me preocupar com a saúde e qualidade dos meus músculos e ossos juntos?

Relação músculos e ossos: a relação entre ossos e músculos é bastante estreita: temos no nosso corpo um sistema chamado músculo-esquelético, que deve ser olhado em conjunto, respeitando suas interações para melhorar a locomoção e a qualidade de vida.

Bibliografia

Paddon, J et al. Dietary recommendations and the prevention of sarcopenia: Protein, aminoacidmetabolism and therapy. CurrNutrMetabCare 2009; 12(1)86-90.

Silva, Maria de Lourdes et al. Tratado de Nutrição em Gerontologia. P.49-51. Manole, 2016.

Osteoporosisprevention, diagnosis and therapy. NIH Consensus Development Panel on osteoporosis prevention, diagnosis and therapy. JAMA. 2001; 285:785-795.